visitantes

livros

domingos em nós


prefácio da autora

o livro é uma tentativa de resgatar sóis, reacender estrelas que estão sendo opaciadas no fazimento da geleia real cotidiana. os apagamentos causados pelo sistema educacional brasileiro são um assassinato como qualquer outro e provocam máculas pra toda vida.
por isso, resolvi rasgar verbos nos versos vomitados de ira contra o processo falido da educação mascada tantas vezes em minhas experiências em sala de aula; mas abri os botões dos motivos concernentes aos aprendizados, e bordei no livro as peregrinações do ser por e para dentro de si; um caminho para a ascensão da luz interior através dos encontros com os autodidatas.
também pensando no devir, conceito surgido desde Heráclito - o filósofo discorre que a única coisa imutável na realidade é a mudança, asseverando: “Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sempre sobre ti” - e retomado por Nietzsche em “torna-te quem tu és”, o livro fotografou cenas cujo tema é aprendizado e caminho para o vir a ser.
para se aprender, são necessários infância (mesmo que seja a de dentro) e asas. neste sentido, a palavra costura e cria mundos; logo, criança aqui é seiva aos versos e a chave mestra da vida e de todas as instituições falidas. só o olhar atento às singelezas pode salvar-nos do mundo sombrio.
este trabalho revela imagens a um diário ontológico impreciso, em que não há domingos.



: a palavra é


: a palavra é constitui-se em um poema longo, composto de subdivisões que se centram na ideia fundamental de investigar as múltiplas facetas significativas e suas nuances tanto aproximadas quanto distanciadas quando há mesclas de idiomas, no caso o português e o espanhol.
a concepção dá-se acerca da reflexão da natureza como princípio do amor, e como este amor imortaliza-se, superando a finitude, por meio do prolongamento do corpo dentro da natureza que alcança o outro na dissolução dos eus.

o livro faz parte de um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura - PROMIC, cujo nome é "Tríade", um box composto por três volumes, cada um de uma escritora radicada em Londrina. pois escrevi um poema de 50 páginas mais ou menos que virou uma das obras do projeto, lançado em set/2010, juntamente com Célia Musilli e Edra Moraes. a edição é das Atrito Art e Kan (Londrina - PR).

em : a palavra é
Prefácio de Ronaldo Ferrito
Orelha de Marcelo Ariel
Ilustrações de Felipe Stefani

o meu carinho derramado...agradeço muitíssimo.





quem quiser adquiri-lo, basta entrar em contato comigo.



a face do fogo


a face do fogo é meu livro de estreia e foi delicioso pegar o sonhozinho nas mãos, mais que isso, é bom oferecê-lo, partilhá-lo com leitores e amantes de poesia.
o livro, lançado em maio/2010 pelo selo [e] editorial, da editora Annablume/SP, é um painel manchado com as tintas de metaforizar. inicialmente aparece a prosa em "a febre dos vitrais" e os poemas em "a face do fogo", tudo apalavrado no prefácio do meu parceiro (pra além das nominações) Marcelo Ariel em "A paixão segundo Beatriz Bajo", a orelha é do poeta português Luis Serguilha e a quarta capa (só podia ser dela) de Andréa del Fuego, a querida dona das fabulações. o que se pode ler é pura intensidade no sentido de adensar os signos que investigo (os iniciais), pavio de encantamento na agulha do meu dizer.


posso vendê-lo. mas tb deixo os link de sites onde encontrá-lo:

Annablume

Bondfaro

Buscapé

Livraria Elefante

Saraiva

Shopping uol


TRADUÇÕES


Respiração do Labirinto

Respiração do Labirinto foi um convite delicioso da editora Dulcinéia Catadora. É uma edição bilíngue, um livro inédito de Mario Papasquiaro (México, 1953-1998) traduzido por mim em 2009.
Papasquiaro foi fundador do movimento poético infrarrealista, inaugurado pelo chileno Roberto Matta, depois de ser expulso do surrealismo por Breton. em 1974, reaparece no México, sobretudo entre escritores como Papasquiaro e Roberto Bolaño.
Deixo um deles para delirarem:


COITO PAUTADO
Caldeira de diabos elétricos / minha pele à caça de teus fornos
Entra a noite em minhas pulsações
a febre levanta pirâmides de agulhas capazes de aflorar montanhas em minha ressaca
Teu corpo é meu solaço : meu sótão negro / minha Rosa Mayor & meu pandeiro
canil de céu & cadências que me tornam 1 bruto parvo açoitador de camas
& leito de Grijalvas sexo na selva
& nave florida & rinoceronte com arpão de prata
Na rua ou em quartinhos
Enterrado na areia ou em teus beijos
Astros de esperma : martelos vivos cuspo empurro lanço ao rosto
à rua ou lábio minguante em que gemes
Nem 1 dedo perderei / nem 1 mão de meus naipes
Teu sereno : teus terremotos são minha hóstia / são minha droga
o peixe de sangue que se derrama com sua dança em meus oceanos
Desde estas 
alvuras já não sei
se ferrei tua 
sela ou teus cascos
A cama / que herdaste de tuas tias ainda me 
tenta
A Maga de Oliveira & de Cortázar encontro embaixo do grifo gotejante de teus uivos brancos
Caldeira enfornada na lira de sátiros suados
Paisagem que em seu olho / elege os pincéis & a ferramenta nos que hão de banhar-se no Action Painting
Caldeira de diabos elétricos

tua pele contra minha pele faz milagres



ANTOLOGIAS

En la orilla del silencio (Na outra margem do silêncio)


En la otra orilla del silencio (Na outra margem do silêncio), de fevereiro de 2012, é uma antologia de poesia contemporânea brasileira organizada pelo querido José Geraldo Neres, com tradução e edição de Fernando Reyes, que é professor na Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM).
AUTORES: JORGE PIEIRO | R. LEONTINO FILHO | EDSON BUENO DE CAMARGO | NEY FERRAZ PAIVA | PAULO KAUIM | WILMAR SILVA | FLÁVIA PEREZ | JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO | ARTHUR CECIM | DENISON MENDES | MARCO VASQUES | KARINA JUCÁ | KATYUSCIA CARVALHO | DOMINGOS GUIMARAENS | MÁRCIO SIMÕES | AURORA LEONARDOS | BEATRIZ BAJO | RÁDI OLIVEIRA | MARIANO MAROVATTO | DHEYNE DE SOUZA | AUGUSTO DE GUIMARAENS CAVALCANTI | AFONSO HENRIQUE RODRIGUES ALVES |


Moradas de Orfeu


antologia organizada por Marco Vasques, com uma seleção de poetas da região sul do país, recheada de versos da mais alta qualidade, como os de Marcos Losnak, Maurício Arruda Mendonça, Rodrigo Garcia Lopes, Karen Debértolis, Ricardo Corona, Ademir Assunção, Ademir Demarchi, Vinícius Lima, Beatriz Bajo, entre outros.


Diálogos com a Literatura Brasileira - volume III 


uma antologia de entrevistas lançada em junho de 2010, organizada por Marco Vasques do qual estou prazerosamente fazendo parte. publicado pelas editoras Movimento, de Porto Alegre e Letradágua, de Joinville com patrocínio da Eletrobrás e amparado pela Lei Rouanet.
Marco esquadrinha a literatura que é feita pela região sul e acredito ser de grande valia alguém desbravando as terras da pontinha do país, seus autores e, sobretudo, suas obras. parabéns ao organizador! ;)

quem se interessar em adquirir as antologias, aconselho entrar em contato com Marco Vasques - vasques_marco@hotmail.com