visitantes

sábado, 9 de junho de 2012

domingos em nós, meu terceiro livro

                       

este novo livro é minha tentativa de resgatar sóis, reacender estrelas que estão sendo opaciadas no fazimento da geleia real cotidiana. os apagamentos causados pelo sistema educacional brasileiro são um assassinato como qualquer outro e provocam máculas pra toda vida.

por isso, resolvi rasgar verbos nos versos vomitados de ira contra o processo falido da educação mascada tantas vezes em minhas experiências em sala de aula; mas abri os botões dos motivos concernentes aos aprendizados, e bordei no livro as peregrinações do ser por e para dentro de si; um caminho para a ascensão da luz interior através dos encontros com os autodidatas.
também pensando no devir, conceito surgido desde Heráclito - o filósofo discorre que a única coisa imutável na realidade é a mudança, asseverando:  “Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sempre sobre ti” - e retomado por Nietzsche em “torna-te quem tu és”, o livro fotografou cenas cujo tema é aprendizado e caminho para o vir a ser.
para se aprender, são necessários infância (mesmo que seja a de dentro) e asas. neste sentido, a palavra costura e cria mundos; logo, criança aqui é seiva aos versos e a chave mestra da vida e de todas as instituições falidas. só o olhar atento às singelezas pode salvar-nos do mundo sombrio.
este  trabalho revela imagens a um diário ontológico impreciso, em que não há domingos.

o último poema do livro menciona o incêndio do Cine Teatro Ouro Verde, uma sala de cinema e teatro localizada na região central de Londrina, município do estado do Paraná e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. fiz o pedido de que uma das capas retratasse o episódio ocorrido em 12 de fevereiro de 2012 e esta rendeu o exemplar 00 - da autora. a capa foi pintada por Cida Bajo, nada menos do que minha mãe...coisa linda de guardar sempre comigo.


deixo o poema e os agradecimentos (quem quiser comprar meu livro ou os dos demais autores, basta escrever para o e-mail da editora rubracartoneira@gmail.com):


Um comentário:

  1. Beá, linda a iniciativa e lindos os livros!
    Desejo muito sucesso pra tua editora!
    Teu poema, pungente, como sempre!

    Beijão!

    ResponderExcluir