visitantes

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

um desabafo

gente, a discriminação está me irritando, só por isso o desabafo.
texto originalmente postado no site TREMA LITERATURA, aqui:


Quero saber se vão desativar as indústrias também

O cigarro realmente contém diversas substâncias tóxicas, que prejudicam não apenas o fumante ativo, mas também o passivo. Um dos produtos de maior consumo no mundo (cerca de 1/3 da população mundial), como tantos outros, também incomoda os que não gostam do cheiro e nem da fumaça que ele exala.

Depois de 600 anos (diz-se que surgido entre os rituais mágicos e religiosos de 1000 a.C. e aparecido na Europa após o descobrimento da América por espanhóis e portugueses entre os séculos XV e XVI e cultuado até o século XIX) de intensa propaganda e incentivo por parte, sobretudo, dos ícones emblemáticos da intelectualidade e da arte, agora querem exterminar com esse tercinho todo de uma só vez.

Qual será o verdadeiro problema? Quem está preocupado com a saúde da população?! O mais forte candidato à presidência? Quem vem do mesmo grupinho dos mantenedores do tráfico de drogas ilícitas? Será que estavam perdendo os lucros ou quanto estão ganhando ou ganharão com essa campanha excludente e torpe?

Ou ninguém se importa que num dos estados mais poluídos e poluentes do mundo as outras fumaças continuem a exalar mau cheiro e elementos tóxicos, apesar do cigarro, além dele, com ou sem ele. Quero saber se vão desativar as indústrias também. Ahh, mas vão, hein?

Agora isso pegou na Paraná também e eu estou sendo totalmente repudiada dentro de um país que luta pra quebrar com todos os preconceitos. A única coisa que prejudica a saúde humana é o cigarro? Se for, pare de ler e esqueça este texto. Porque eu penso que os fumetinhas de drogas ilícitas estão se voltando contra o tabagismo com um moralismo tão falho.

Isso sem falar nas propagandas tão up do álcool, que pelo que leio e conheço, matam bastante; contribuem crucialmente em grande parte dos acidentes de trânsito. E as barrigudinhas que ficam fazendo propagandas de marcas de cerveja nos orkuts da vida são as mesmas que sacodem as mão ao me ver acender um cigarro na rua, no ponto do ônibus, esquecendo que as modelos e atrizes dos comerciais têm grana e/ou patrocínio pras lipos, tirando as anoréxicas e bolêmicas (mas isso é um outro assunto).

Não sei se alguém se esqueceu de que os alcoólatras são violentos. O maior índice de espancamento de mulheres está entre homens alcoólatras. Isso não lesa outras pessoas? Estupros, agressões, escândalos não são comportamentos incitados pelo tabagismo. Mas isso é legal, né? Não há preconceito em relação aos bebedores.

Ninguém veio me perguntar o que mais pode prejudicar a vida e a saúde de uma pessoa, a minha, por exemplo. Ouvir o Brasil inteiro falar errado e não saber concordar nada com nada, nem conjugar verbo nenhum, mata-me de vergonha e decepção. Isso, além das náuseas, dá-me uma gastrite nervosa sem precedente.

Também não há uma viva alma que me pergunta se gosto do altíssimo timbre de voz de passageiros de ônibus, as músicas no último volume dos celulares sem fone. Ou fico surda e um pouco menos desconfortável, com o meu fone de ouvido; ou sou obrigada a escutar a seleção mais odiosa de outro, ou as conversas mais imbecis e fúteis de outroutros, ou ainda, palavrões. Isso deve ser prejudicial pra audição. Ou não?

Isso sem falar nas faltas. Putz! A falta de educação, de gentileza, de caráter, de amor, os atropelos, nos meios de transporte públicos (em que já perdi minha sandália mais de uma vez), nos mercados, nas filas, o passar na frente ou achar que o outro é invisível. Eu, que acredito nas doenças físicas como conseqüências de doenças emocionais, ainda acho que há muitos males, além do cigarro e do tabagista.

Não acho legal que os não-fumantes sejam obrigados a exalar a fumaça dos fumantes, mas gostaria de ser respeitada quando acendesse o meu cigarro. Ahh, massa de manobra! É uma pena que a manipulação das informações seja vil e sempre aleijada, alijando as pessoas.

Gostaria que houvesse um estabelecimento só pra fumantes, que poibisse a entrada de não-fumantes, a permanência de quem quer que seja, pra que pudesse haver igualdade nesta imposição.

Enfim, se não há tolerância, não há acordos, não há laços...então, que se fodam todos. Amém!

Enquanto eu ainda sou permitida de circular pela cidade, fa-lo-ei e vocês vão ter que engolir minha fumaça. Até que a morte nos separe. Só a minha!?

Um comentário:

  1. mina...
    tou parando de fumar pela enésima vez mas,,, pode crê,,, esse teu texto merece todo meu respeito...
    FODA-SE TUDO
    YEAH!!!!!!!!!!!!!!

    :::)

    ResponderExcluir