visitantes

quinta-feira, 15 de março de 2012

aos gauches



sabem de uma coisa:
eu estou de saco cheio desse moralismo que é vil, ofensivo, preconceituoso, torpe e tudo mais.
pelo amor,
não aguento mais essa onda do puritanismo por exemplo com o cigarro que eu fumo...afff!
hoje, pela manhã, eu acendi um cigarro no ponto do ônibus, ao ar livre...e uma mulherzinha infeliz sacudiu os bracinhos, afastou-se deixou didaticamente flagrante que eu era uma intrusa no meio do mundo que é nosso!
numa época em que muitos estão procurando resolver os alijamentos raciais e sexuais...eu me sinto uma criminosa por fumar. fumar?! perae, droga LÍCITA!?! vendida a qualquer mortal em qualquer estabelecimento comercial?!
e ainda, se fosse uma criancinha, que não viveu circunstância de cigarros acesos em AVIÕES (alguns caquéticos ainda conservam cinzeirinhos nos braços das poltronas), BOATES, BANHEIROS PÚBLICOS, RESTAURANTES...ahhh! vá!...vamos combinar que é artificial esse movimentozinho babaca com maozinha...hipocrisia e desrespeito. isso sou obrigada a aceitar? a isso deveria, por ser uma afronta, caber alguma repreensão judicial...como as ofensas às minorias.
não é possível que tenho que ficar me sentindo mal no meio da rua e achar que pq surgiu esta lei anti-fumo, eu devo largar de fumar imediatamente pq agrido os demais...e quem me agride, não sofre nada?
resumindo, a mulherzinha (que é professora estadual, como eu) soltou um pum na van em que fui obrigada a entrar com ela (porque justamente somos levadas aos colégios estaduais mais afastados) e acho o fim da picada...sorri por dentro na hora e pensei: qual odor a maior parte das pessoas prefere? vou lhes falar....cada coisa?

postei um texto sobre isso aqui:
http://www.tremaliteratura.com/2009/11/quero-saber-se-vao-desativar-as.html

mas, agora, surge outro assunto sério, que está me incomodando em demasia: essa censura imbecil do facebook ao nu. GENTE!!! alguém no mundo nunca viu seios, vaginas, pênis e bumbuns por aí? atire a primeira pedra se você é um E.T., e no seu planeta as pessoas nascem vestidas!!!
é preciso esclarecer que vivemos em um país cuja constituição contempla a liberdade de expressão:


Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)

   1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
   2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
   3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.
   4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.

  • Texto segundo a LC 1/97.

E, de acordo com minhas pesquisas pelo google (corrijam-me se estiver errada), encontrei na constituição noirte-americana:

ARTIGOS ADICIONADOS E EMENDAS À CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, PROPOSTOS PELO CONGRESSO, E RATIFICADOS PELAS LEGISLATURAS DOS 
DIVERSOS ESTADOS, CONFORME 0 ARTIGO V DA CONSTITUIÇÃO ORIGINAL 

Artigo I - Liberdade de Expressão, Religião, Imprensa, Petição e Reunião. 

0 Congresso não poderá fazer nenhuma lei concernente ao estabelecimento de uma religião ou proibindo o seu livre exercício, restringindo a liberdade de palavra e da imprensa, ou o direito dos cidadãos de reunir-se pacificamente e de dirigir petições ao Governo para a reparação dos seus agravos.


então, não entendo por que páginas de pessoas (artistas, sobretudo) estão sendo bloqueadas por postar fotos de nu. E NÃO ESTOU DEFENDENDO A PORNOGRAFIA, que não me agrada..nunca me interessou....mas, de nu artístico...de nu natural. de nu que é o original de todos nós.

no Brasil, então, comportamentos repudiadores da nudez são um disparate!! no país do carnaval, do gugu, faustão, novelas globais, "o país tropical"!!! é de gargalhar!! de calões baixíssimos...agora os artistas são o calinho do facebook!
atenção, poetas, fotógrafos, pintores, artistas plásticos...vcs podem criar, mas....rsrsrs

VÃO SE FODER!!!

hipocrisia é o ranço da sociedade...o câncer dos sistemas, o nosso, por exemplo. democrático pra quem? onde políticos vomitam democracia, mas ruminam "nada pra vcs, tudo pra nós"!?!


AS PESSOAS TÊM DE SABER QUE ESTAMOS NUS E DESARMADOS NO MUNDO...E NO BRASIL (AO MENOS, EU E MINHA GENTE...OS ARTISTAS E OS DELICADOS DE TODAS AS ESPÉCIES)....mas, apenas aparentemente...

porque nossas armas não são flagrantes mas poderosas: inteligência, criatividade e sensibilidade. ;)
a minha arma é a palavra...então, mãos ao alto!

ainda,

textos que comparto com meus afins sobre colonizações impiedosas, que aprendi com meus irmãos africanos:


Manuel Rui: Eu e o outro – o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto


"Como escrever a história, o poema, o provérbio sobre a folha branca? Saltando pura e simplesmente da fala para a escrita e submetendo-me ao rigor do código que a escrita já comporta? Isso não. No texto oral já disse: não toco e não o deixo minar pela escrita, arma que eu conquistei ao outro. Não posso matar o meu texto com a arma do outro. Vou é minar a arma do outro com todos os elementos possíveis do meu texto. Invento outro texto. Interfiro, desescrevo para que conquiste a partir do instrumento de escrita um texto escrito meu, da minha identidade. Os personagens do meu texto têm de se movimentar como no outro texto inicial. Têm de cantar. Dançar. Em suma temos de ser nós. ‘Nós mesmos’. Assim reforço a identidade com a literatura.
Só que agora porque o meu espaço e tempo foi agredido, para defender por vezes dessituo do espaço e tempo o tempo mais total. O mundo não sou eu só. O mundo somos nós e os outros. E quando a minha literatura transborda a minha identidade é arma de luta e deve ser ação de interferir no mundo total para que se conquiste então o mundo universal.
Escrever então é viver.
Escrever assim é lutar.
Literatura e identidade. Princípio e fim. Transformador. Dinâmico. Nunca estático para que além da defesa de mim me reconheça sempre que sou eu a partir de nós também para a desalienação do outro até que um dia e virá “os portos do mundo sejam portos de todo o mundo”.
Até lá não se espantem. É quase natural que eu escreva também ódio por amor ao amor."

e, pra finalizar, um poema de Noémia de Sousa, poeta moçambicana:

AFORISMO
Havia uma formiga
compartilhando comigo o isolamento
e comendo juntos.

Estávamos iguais
com duas diferenças:

Não era interrogada
e por descuido podiam pisá-la.

Mas aos dois intencionalmente
podiam pôr-nos de rastos
mas não podiam
ajoelhar-nos.

que esta raiva nossa, nascida do amor à arte e à beleza, seja um apelo pra trazer amigos novamente ao facebook. Célia Musilli é jornalista, cronista e poeta. Publicou o volume de poesia "Sensível Desafio" (2006) e "Todas as Mulheres em Mim" (2010), em prosa poética, que integra a coleção Tríade, com Edra Moraes e yo. Também é cronista do jornal Folha de Londrina e não pode expressar-se na rede social facebook, está sendo obrigada a retirar obras de artes como quadros de Michelangelo para permanecer "no entre"...



2 comentários:

  1. Beatriz, que lindo texto e manifesto de liberdade de expressão!! Sim, vamos usar nossa arma, a palavra, e nossa sensibilidade em imagens. Talvez um dia eu volte ao Facebook sacana só pra usar nossa palavra profana, eles não sabem com que vocabulários estão mexendo. Parabéns pelo texto e pela revolta! Te deixo um poema fresquinho, feito por estes dias de repressão e reflexão. Um beijo!

    Era pássaro

    o ato de quase chegar perto
    quando me dizem:
    "não toca aí, é proibido!'
    mas musiquei com as cordas
    celebrei com as musas
    andei com os anjos tortos
    antes os inconfidentes
    que os mortos
    é tarde para evitar alturas
    e não pegar desvãos

    eu era pássaro e já sabia
    coração

    ResponderExcluir
  2. Não há gente nos bastidores do facebook. E se há, já lhes foram extraídos a sensibilidade, o senso crítico, o discernimento, a vergonha na cara, o instinto de preservação...coração, genitália...robôs?

    ResponderExcluir